top of page

O que é, o tratamento e como limpar a prótese removível

A prótese removível pode ser retirada da boca com facilidade. Saiba mais sobre a prótese dentária removível e como a higienizar.


O que é a prótese removível?


Como o nome indica, a prótese dentária removível pode ser retirada da boca a qualquer altura e com facilidade. O paciente pode optar por colocar a prótese dentária removível nos dentes restantes ou caso não tenha, diretamente nas gengivas. A prótese removível é uma alternativa às próteses fixas, podendo ser utilizadas para a substituição total dos dentes do paciente.


Tipos de Prótese Removível?


Existem dois tipos de prótese removível:

● Prótese Dentária Esquelética: com uma base em metal e com dentes em acrílico é apoiada na gengiva ou nos dentes restantes. É a opção de prótese removível mais dispendiosa, mas que permite uma melhor higienização, é mais confortável e resistente.

● Prótese Dentária Acrílica: fabricada em resina acrílica, é colocada sobre a gengiva e tem ganchos em metal para que seja ajustada aos dentes existentes. É a prótese removível mais económica e permite o acréscimo de dentes quando necessário.


Vantagens da prótese removível?


As vantagens da prótese removível focam-se essencialmente em dois pontos:

● Limpeza - por se tratar da prótese removível torna a higienização mais fácil.

● Menor custo - das diferentes soluções que existem atualmente, a prótese removível é a solução mais económica a curto prazo. Contudo e contabilizando os custos de manutenção a longo prazo assim como os ajustes necessários, a prótese removível pode perder esta vantagem inicial.


[H1] Como limpar a prótese removível?


Para saber como limpar a prótese removível juntamos os 7 passos essenciais:


● Deve começar por colocar uma toalha no lavatório - por inútil que possa parecer, é comum a prótese acabar por partir ou escorregarem durante a limpeza;

● Retirar a prótese removível - devemos retirar a prótese para um melhor resultado;

● Utilizar uma escova macia - o segredo para manter a prótese removível em boas condições é a utilização de uma escova própria para limpeza de próteses;

● Utilizar pasta de dentes recomendada pelo dentista - a pasta dentífrica comum pode contribuir para a erosão da prótese;

● Usar pastilhas efervescentes - escovar a prótese removível não é suficiente. Deve higienizar a prótese dentária removível ao colocar a prótese num copo com água morna e a pastilha efervescente durante 5 a 10 minutos;

● Não recorrer a facas ou garfos para a limpeza da prótese removível - ao fazer isto diminui o tempo de vida útil da prótese;

● Enxaguar a prótese removível - para terminar a higienização da prótese dentária deve lavar abundantemente com água.

● Após estes passos a prótese removível está pronta para ser colocada novamente.


[H1] Usa a prótese removível durante a noite?


Apesar de não existir nenhuma contraindicação, o recomendado por dentistas é a não utilização da prótese removível durante a noite. Duas razões para não usar a sua prótese removível durante a noite:

● Permite libertar a pressão

A prótese removível exerce pressão sobre as gengivas e estrutura óssea, assim, a remoção para dormir permite que a boca descanse da pressão diária.

● Recuperar vasos sanguíneos

Retirar a prótese removível enquanto dorme permite manter a integridade dos vasos sanguíneos.



Se tem dúvidas sobre a colocação da prótese removível ou quer informar-se junto de uma clínica, adira ao cartão de saúde Sorriso Mais Prime.



441 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page